Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte
  • Mapa do Site

  • Procissão do Senhor da Misericórdia (Fogaréus)


  • Capelas Enfeitadas - Tapetes de Flores


  • Procissão dos Passos do Senhor


  • Procissão dos Passos do Senhor


  • Procissão do Senhor da Misericórdia (Fogaréus)


  • Procissão do Enterro do Senhor


  • Procissão da Ressurreição


  • Encenação Paixão de Cristo


  • Encenação Paixão de Cristo

Agenda Cultural

julho 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Candidatura Semana Santa a PCI

 

Candidatura Semana Santa PCI

Introdução Processo Candidatura

Concelho de profundas tradições religiosas e de fé, é no período da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa que elas ganham maior relevo.
A Procissão dos Passos do Senhor é a celebração de maior imponência e dimensão. Inclui o Sermão do Encontro, na Praça da República. É, sempre, um momento de grande comoção de todos quantos assistem ao evento.

 

PDF-icon Sardoal - Semana Santa e Páscoa

PDF-icon Sardoal - Holy Week and Easter

 

Semana Santa

 

Procissão dos Passos do Senhor 

Duas semanas antes da Páscoa

Recriando os Passos do Senhor até ao Calvário, a procissão sai da Igreja Matriz com a imagem do Senhor dos Passos e percorre as ruas da vila de Sardoal, parando algumas vezes nos altares feitos em nichos das paredes e na entrada das capelas. A acompanhar um grupo de anjinhos, cada um segura um objeto relacionado com o Calvário. Nossa Senhora faz um percurso mais curto até ao Encontro, saindo da Igreja Matriz em direção ao Pelourinho, local onde se realizada o Sermão do Encontro, um momento caracterizado sempre pela comoção coletiva. Ambos seguem depois em direção ao Convento de Santa Maria da Caridade, local onde se realiza o Sermão do Calvário. Daqui apenas regressa a imagem da Virgem.

Procissão dos Ramos

Uma semana antes da Páscoa

De dimensão e impacto menor, esta procissão começa na Capela do Espírito Santo, onde decorre a bênção dos ramos, percorre algumas ruas da vila e segue em direção à Igreja Matriz. Representa a entrada bíblica de Jesus na cidade de Jerusalém.

Procissão do Senhor da Misericórdia (Fogaréus)

Quinta-feira Santa

A mais solene e mística, mesmo para não crentes. Grande parte da vila acompanha o escurecer do dia, sem que a iluminação pública seja acesa. Tudo fica na penumbra. As pessoas colocam lamparinas e velas nas janelas e parapeitos, enquanto a autarquia preenche as suas janelas e os muros por onde a procissão vai passar, dando um toque muito especial. Parece que recuamos séculos nessa noite.
As cerimónias têm o seu início na Igreja Matriz, onde decorre a cerimónia do Lava-pés. Depois seguem para a Igreja da Misericórdia, de onde sai a Procissão dos Fogaréus ou do Senhor da Misericórdia. No início seguem as Bandeiras da Misericórdia. O Senhor da Misericórdia, uma escultura do século XVII de Cristo Crucificado, antecede os sacerdotes. É uma cerimónia solene, acompanhada pela Filarmónica União Sardoalense, que com músicas fúnebres ajuda a criar ainda mais ambiente. Os crentes seguem em silêncio, cada um segurando a sua vela, por promessa ou simplesmente por devoção. Ao chegarem ao Convento de Santa Maria da Caridade realiza-se o Sermão do Mandato, depois regressam à Igreja da Misericórdia.

Procissão do Enterro do Senhor

Sexta-feira Santa

As cerimónias começam na Igreja Matriz de onde sai o cortejo fúnebre que percorre as ruas velhas da vila. Seguem para o Convento de Santa Maria da Caridade e regressam à Igreja Matriz já com o caixão tapado, onde se realizam as cerimónias do Enterro do Senhor. Toda a procissão é acompanhada por música fúnebre entoada pela Filarmónica União Sardoalense.

Procissão da Ressurreição

Domingo de Páscoa

A Procissão sai da Igreja Matriz acompanhada por anjinhos vestidos de cores alegres, as sacadas das janelas e varandas estão decoradas por mantas e colchas coloridas, que as pessoas preciosamente colocam ano após ano. É uma procissão mais curta, percorre apenas algumas ruas da vila e regressa à Igreja Matriz.

 

Bodo

 

Manifestações

Entidades

 

 

 

 

comer ficar entreteni ca da terra