Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte
  • Mapa do Site

Agenda Cultural

fevereiro 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
2
3
5
6
7
9
10
13
16
17
18
22
24
25
27
28
Casa Grande ou dos Almeidas

Referência obrigatória do património cultural edificado da vila, esta casa solarenga de dimensões consideráveis (ocupa na totalidade um dos lados da Avenida Luís de Camões) foi construída em finais do século XVII ou início do século XVIII e reedificada posteriormente.
Foi residência da família Moura Mendonça, principal nobreza do Sardoal, e presume-se que tenha sido mandada construir por D. Gaspar Barata de Mendonça, primeiro Arcebispo da Baía e Primaz do Brasil ou por Rodrigo Barata Moura, seu irmão, fidalgo da Casa Real, casado com D. Leonor de Sande Freire.
Não existe uma explicação clara para a o nome "Casa dos Almeidas". Presume-se que tenha sido erguida sobre os escombros da residência dos Almeidas (pertencentes à família dos Condes de Abrantes), senhores do Sardoal durante quase dois séculos.
Por outro lado, o último dos Almeidas – D. Miguel de Almeida – faleceu em 1650 sem filhos. A ele pertencia o senhorio do Sardoal. Não podemos descorar, também, o facto de Bento Manuel de Moura Mendonça Almeida Barata – um dos últimos Moura e Mendonça – usar o apelido Almeida. Pode estar aí a explicação.
Presentemente, existe um projecto para transformar esta Casa num Hotel de Charme.

 

Localização: Avenida Luís de Camões - Sardoal

 

 

« Centro Histórico

 

 

 

 

comer ficar entreteni ca da terra