Procissão dos Passos do Senhor

Várias dezenas de faixas roxas, colocadas nas janelas e varandas das casas das principais ruas da Vila de Sardoal, enfatizam o sentimento vivido nesta Procissão que se realiza, pelo menos, desde meados do século XVIII, e que recria os Passos do Senhor até ao Calvário.
Organizada pela Paróquia de São Tiago e São Mateus de Sardoal e pela Irmandade da Vera Cruz ou dos Santos Passos, esta Procissão, que tem um percurso longo pelo Centro Histórico da Vila, durante o qual ocorrem paragens em pequenos nichos existentes nas paredes das casas que, nessa ocasião, servem de altares e que vão marcando os passos de Jesus Cristo a caminho do Calvário.
A Procissão sai da Igreja Matriz e percorre as ruas da Vila até ao Pelourinho, local onde se realiza o Sermão do Encontro, que culmina com o Encontro simbólico das imagens do Senhor dos Passos e da Sua Santíssima Mãe,
num momento de forte emoção coletiva. Segue, depois, o caminho para o Convento de Santa Maria da Caridade, onde é proferido o Sermão do Calvário, regressando à Igreja Matriz apenas coma imagem da Santíssima Mãe.
A Filarmónica União Sardoalense acompanha todo o cortejo interpretando marchas fúnebres.
Todas as datas
Powered by iCagenda