Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte
  • Mapa do Site

Cravos de Abril, Paredes Pintadas e O Medo À Espreita

Cultura
Data: 03-04-2024 21:30

Local: Centro Cultural Gil Vicente

 Integrado no Ciclo de Cinema 50 Anos de Abril, o Centro Cultural exibe no âmbito da iniciativa “O Outro Cinema”, no dia 3 de abril, às 21h30m, três filmes: Cravos de Abril, Paredes Pintadas e O Medo À Espreita.

A iniciativa “O Outro Cinema” é uma organização do Município de Sardoal e do ESPALHAFITAS - CINECLUBE DE ABRANTES - PALHA DE ABRANTES financiada pela Direção-Geral das Artes  ao abrigo do Apoio à Programação RTCP.

Sinopses:

Cravos de Abril - Programa documental sobre a ´Revolução dos Cravos´ que retrata de forma histórica e cronológica (de 25 de Abril de 1974 a 1 de Maio de 1974) o golpe de Estado Militar levado a cabo na madrugada do dia 25 de Abril, conduzido pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), que depôs o regime vigente de ditadura do Estado Novo e teve a adesão em massa da população.

Paredes Pintadas - No seguimento da Revolução de 25 de Abril de 1974, as paredes e muros da cidade de Lisboa tornaram-se meio para celebrar e transmitir os ideais e palavras de ordem revolucionários.

O Medo à Espreita - Em Portugal, ao longo de quase meio século, a PIDE/DGS foi a máquina atemorizadora que alimentou o poder do Estado Novo. A par dos quadros de inspetores e agentes efetivos, a polícia política recorria aos serviços dos “informadores”. Cidadão comum tornado delator, que se diluía com o intuito de vigiar para denunciar, o informador tornou-se numa figura omnipresente. Entre denúncias e denunciados, O MEDO À ESPREITA constrói uma memória do medo e de um país onde viver era viver vigiado.

 

Telefone
241 855 194
E-mail
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Todas as datas


Datas: 03-04-2024 21:30
 

Powered by iCagenda