Cravos de Abril, Paredes Pintadas e O Medo À Espreita

Local: Centro Cultural Gil Vicente
Integrado no Ciclo de Cinema 50 Anos de Abril, o Centro Cultural exibe no âmbito da iniciativa “O Outro Cinema”, no dia 3 de abril, às 21h30m, três filmes: Cravos de Abril, Paredes Pintadas e O Medo À Espreita.
A iniciativa “O Outro Cinema” é uma organização do Município de Sardoal e do ESPALHAFITAS - CINECLUBE DE ABRANTES - PALHA DE ABRANTES financiada pela Direção-Geral das Artes ao abrigo do Apoio à Programação RTCP.
Sinopses:
Cravos de Abril - Programa documental sobre a ´Revolução dos Cravos´ que retrata de forma histórica e cronológica (de 25 de Abril de 1974 a 1 de Maio de 1974) o golpe de Estado Militar levado a cabo na madrugada do dia 25 de Abril, conduzido pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), que depôs o regime vigente de ditadura do Estado Novo e teve a adesão em massa da população.
Paredes Pintadas - No seguimento da Revolução de 25 de Abril de 1974, as paredes e muros da cidade de Lisboa tornaram-se meio para celebrar e transmitir os ideais e palavras de ordem revolucionários.
O Medo à Espreita - Em Portugal, ao longo de quase meio século, a PIDE/DGS foi a máquina atemorizadora que alimentou o poder do Estado Novo. A par dos quadros de inspetores e agentes efetivos, a polícia política recorria aos serviços dos “informadores”. Cidadão comum tornado delator, que se diluía com o intuito de vigiar para denunciar, o informador tornou-se numa figura omnipresente. Entre denúncias e denunciados, O MEDO À ESPREITA constrói uma memória do medo e de um país onde viver era viver vigiado.
Todas as datas
Powered by iCagenda