Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte
  • Mapa do Site

  • Painel de Azulejo alusivo a Gil Vicente

Agenda Cultural

setembro 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

 

Largo do Pelourinho

 

 

Tendo como pano de fundo o Painel de Gil Vicente, situado na Praça da República, praticamente no centro da Vila, o Largo do Pelourinho faz a ligação entre o Sardoal antigo, cujas ruas velhas com o característico chão pavimentado de seixos roliços se estendem em sentindo descendente, e o Sardoal contemporâneo, que tem vindo a crescer em sentido contrário, numa vertente mais moderna e onde se localizam grande parte dos serviços. No passado o Largo do Pelourinho assumiu outras designações: Praça Conselheiro João Franco; Praça do Comércio e Praça Nova.

 

 

Pelourinho

 

O Pelourinho do Sardoal, situado na Praça da República, de estilo manuelino, é uma reconstrução de 1931, em pedra calcária.
Recorde-se que os pelourinhos ou picotas, como também eram designados, são colunas de pedra onde os municípios exerciam a sua justiça, localizadas no interior dos centros urbanos, habitualmente em frente ao edifício da autarquia.
Crê-se que o primitivo pelourinho do Sardoal tenha sido construído junto à atual Cadeia Velha.
É constituído por uma plataforma, com degraus, onde decorriam os episódios penais, uma base (no meio da plataforma), fuste e capitel.

 

 

Painel de Azulejo alusivo a Gil Vicente

 

A embelezar a Praça da República, encontramos o painel alusivo a Gil Vicente na parede lateral da Capela do Espírito Santo. O painel foi executado no ano de 1934, no mesmo ano em que toda a Praça da República foi remodelada. De autoria de Gabriel Constante.

Constituído como uma boca de cena, tendo escrito na zona inferior: SERRA PEÇOVOLO QUE CANTEIS Á GUIZA DO SARDOAL. ESSE HE OUTRO CARRASCAL ESPERAI ORA E VEREIS, Gil Vicente”, da Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela data de 1527.

 

 

« Centro Histórico

 

 

 

 

comer ficar entreteni ca da terra