Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte
  • Mapa do Site

Agenda Cultural

junho 2024
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
3
4

Inaugurada a 6/12/1997 na presença de Vasco Graça Moura, Armando Fernandes e Ana Gaiaz, quadros superiores da Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Fixa Calouste Gulbenkian n.º 176 funcionou até dezembro de 2002, data em que a Fundação encerrou o Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura e com isso extinguiu as bibliotecas fixas. Nessa ocasião a Fundação doou todo o espólio da então Biblioteca Fixa n.º 176 à Câmara Municipal de Sardoal, dando início ao funcionamento da Biblioteca Municipal de Sardoal.

De 1997 a 2007 o serviço de biblioteca ocupou parte do antigo Externato Rainha Santa Isabel, Escola de Música da Filarmónica União Sardoalense, uma delegação do Instituto Português da Juventude, entre outros. A 12/03/2007 a Biblioteca foi transferida para parte da Casa Grande ou dos Almeidas, no centro histórico, e aí permaneceu até 21/03/2025, retornando à casa mãe após obras de requalificação no edifício do antigo externato, que decorreram entre 2022 e 2024. O valor da requalificação atingiu os 924.766,08€, com uma taxa de cofinanciamento europeu de 100%. Os equipamentos tiveram um custo aproximado de 100 mil euros, suportados pelo Município.

O novo edifício da Biblioteca apresenta amplas áreas, espaços luminosos e confortáveis, uma vista de 360º sobre a vila e os espaços esperados numa Biblioteca: área infantil, juvenil, leitura geral (periódicos, conhecimento e literatura), reuniões, área multiusos, assim como um terraço, um pequeno auditório de exterior e área verde envolvente.

A Biblioteca Municipal, através dos seus serviços, valências e espaços funcionais, prossegue a estratégia definida no Manifesto da Unesco, de promoção e incentivo à leitura, à literacia e à cultura, assente numa relação dinâmica com a população.

O acervo da Biblioteca ultrapassa as 20 mil obras, repartidas por temáticas e géneros diversos, acessíveis à consulta local ou através do empréstimo domiciliário. Estão disponíveis diversos computadores para acesso dos utilizadores à Internet, fruto da aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência para as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Os utilizadores podem, através do seu número de leitor e credencial de acesso, fazer reservas no catálogo (http://pacweb.cm-sardoal.pt/) e aceder gratuitamente à imprensa periódica disponibilizada pela plataforma PressReader.

Ao longo do ano são promovidas diversas atividades, destinadas a todos os tipos de público, tendo como principais objetivos o incentivo à leitura, a partilha de ideias e de saberes, a aprendizagem ao longo da vida, a cidadania, as literacias, e a ocupação de tempos livres, nomeadamente através da criação de um Clube de Leitura e de uma estreita relação com o Agrupamento de Escolas de Sardoal, a Universidade Sénior de Sardoal e os Centros de Dia do Município.

 

 

comer ficar entreteni ca da terra