Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte
  • Mapa do Site

Exposição “Caminho de Fé”

Datas: 01-04-2022 12:00 - 30-04-2022 12:00

Local: Centro Cultural Gil Vicente - Sardoal

O Centro Cultural Gil Vicente acolhe, entre 1 e 30 de abril, a exposição “Caminho de Fé”, com obras propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal.
Integrada na programação complementar da Semana Santa de Sardoal, a mostra é composta por 12 telas, pintura a óleo sobre tela do século XVI e XVII, cujo tema central é o caminho de Jesus Cristo até ao Calvário, a Flagelação, a Coroação de Espinhos, as Bandeiras Reais da Misericórdia de Sardoal, a Cena da Lamentação (Virgem da Piedade), Ultima Ceia e um Calvário.
As Bandeiras e os Painéis com a Flagelação, a Coroação de Espinhos e da Virgem da Piedade são os originais que saíam na Procissão dos Fogaréus, tendo sido desanexadas dos pendões, perdendo o seu contexto processional aquando da sua conservação.
Numa época de grande relevância religiosa e cultural para o Concelho de Sardoal, como é a Páscoa, esta exposição permite dar a conhecer parte do valioso património artístico da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal.

Todas as datas

Evento: De 01-04-2022 12:00 a 30-04-2022 12:00