Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte
  • Mapa do Site

  • Semana Santa - Tapetes de Flores


  • Semana Santa - Tapetes de Flores

Agenda Cultural

junho 2019
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
10
11
12
13
Igreja da Misericórdia

Esta Igreja data do ano de 1370, quando D. Fernando e D. Leonor se refugiam em Abrantes para fugir à peste que estava a devastar a cidade de Lisboa.
Segundo reza a história, a rainha D. Leonor recebeu o convite para vir até Sardoal, devido às várias fontes da Vila e que respondiam a vários tipos de doenças. A monarca gostou de tal maneira da vila que decidiu mandar construir ali uma pequena ermida. Foi criada uma confraria que passou a receber doações de fiéis. As dádivas ultrapassaram as despesas, permitindo ajudar os mais desfavorecidos.
A capela original foi em 1551 substituída pela atual igreja.
A imagem da Virgem da Misericórdia data do século XV, de uma altura em que doenças como a peste fizeram com que os cristãos pedissem proteção superior. É neste contexto que começam a surgir as primeiras imagens de Nossa Senhora.
A nível arquitetónico, destaque para o pórtico renascentista da fachada principal, de pedra de Ançã, atribuído a João de Ruão, um dos escultores mais importantes do Renascimento em Portugal. Carregado de pormenores, que podem passar despercebidos, esta obra meticulosa expressa o cuidado com os mais necessitados.

 

Acesso condicionado, pertence à Santa Casa da Misericórdia. Acessível na Semana Santa ou com visitas marcadas.

Contactar Posto de Turismo.


Localização: Rua da Misericórdia - Sardoal

Semana Santa:
Procissão dos Fogaréus, Quinta-feira Santa

 

Visita Virtual disponível aqui

 

« Igrejas

 

 

 

 

comer ficar entreteni ca da terra