Reduzir fonte Letra tamanho normal Aumentar fonte
  • Mapa do Site

  • Painel de Azulejo alusivo a Gil Vicente

Agenda Cultural

janeiro 2020
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
13
14
16
17
19
20
21
22
23
26
27
28
30
31

 

Largo do Pelourinho

 

 

Tendo como pano de fundo o Painel de Gil Vicente, situado na Praça da República, praticamente no centro da Vila, o Largo do Pelourinho faz a ligação entre o Sardoal antigo, cujas ruas velhas com o característico chão pavimentado de seixos roliços se estendem em sentindo descendente, e o Sardoal contemporâneo, que tem vindo a crescer em sentido contrário, numa vertente mais moderna e onde se localizam grande parte dos serviços. No passado o Largo do Pelourinho assumiu outras designações: Praça Conselheiro João Franco; Praça do Comércio e Praça Nova.

 

 

Pelourinho

 

O Pelourinho do Sardoal, situado na Praça da República, de estilo manuelino, é uma reconstrução de 1931, em pedra calcária.
Recorde-se que os pelourinhos ou picotas, como também eram designados, são colunas de pedra onde os municípios exerciam a sua justiça, localizadas no interior dos centros urbanos, habitualmente em frente ao edifício da autarquia.
Crê-se que o primitivo pelourinho do Sardoal tenha sido construído junto à atual Cadeia Velha.
É constituído por uma plataforma, com degraus, onde decorriam os episódios penais, uma base (no meio da plataforma), fuste e capitel.

 

 

Painel de Azulejo alusivo a Gil Vicente

 

A embelezar a Praça da República, encontramos o painel alusivo a Gil Vicente na parede lateral da Capela do Espírito Santo. O painel foi executado no ano de 1934, no mesmo ano em que toda a Praça da República foi remodelada. De autoria de Gabriel Constante.

Constituído como uma boca de cena, tendo escrito na zona inferior: SERRA PEÇOVOLO QUE CANTEIS Á GUIZA DO SARDOAL. ESSE HE OUTRO CARRASCAL ESPERAI ORA E VEREIS, Gil Vicente”, da Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela data de 1527.

 

 

« Centro Histórico

 

 

 

 

comer ficar entreteni ca da terra